Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - O que é um domínio e quais seus tipos de extensão?
Suporte

O que é um domínio e quais seus tipos de extensão?

Aprenda tudo que você precisa saber sobre domínios e seus tipos de extensão.

19 de setembro
Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - O que é um domínio e quais seus tipos de extensão?

Se você quer ter um site é preciso antes de tudo registrar um domínio, com ele você registra o nome da sua empresa na internet, por exemplo: www.meunegocio.com.br. O registro de domínio serve como se fosse o nome do endereço do seu site e também dos seus e-mails. O domínio é composto pelo nome + extensão, veja esse modelo abaixo:

Domínio: meunegocio.com.br

Nome: meunegocio
Extensão: .com.br

O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números. Dependendo do posicionamento de uma marca, o valor comercial de um domínio pode ser extremamente alto. Imagine o valor de domínios como o google.com, globo.com ou apple.com.

É por isto que o nome de domínio que você escolher, se tiver disponível, deve ser de fácil memorização e não muito longo. Agora que você já entendeu o que é o domínio, vou te explicar sobre as extensões.  

Quais são os tipos de extensão de domínio?

Apesar da maioria das empresas brasileiras usarem a extensão .com.br, existem outras inúmeras possibilidades de extensões. Elas são divididas em duas categorias: por serviços/segmentos ou por código de um país/região.  Ambas podem ser usadas juntas. Observem esses exemplos:

  • Categoria de serviços ou segmentos

.ltda – indicada para empresas de sociedade limitada dando a empreendedores uma opção de extensão a mais para seus negócios.

.com – indicada para empreendimentos comerciais e abrange qualquer segmento do mercado.

  • Categoria de código do país ou região

 .br – Representa o código do Brasil e serve para pessoas ou empresas brasileiras. A extensão pode ser usada em conjunto com as genéricas para indicar que um domínio tem um serviço e pertence ao Brasil (.com.br). Neste link você encontra várias tabelas de extensões brasileiras. 

 .rio – É uma extensão dedicada a pessoas ou empresas da cidade do Rio de Janeiro e é utilizada em larga escala pelos cariocas.

Qual a diferença entre domínio nacional e internacional?

  • Os domínios nacionais fazem referência direta a um país em suas terminações, como por exemplo: Brasil (.br), Colômbia (.co) ou Espanha (.es). Essa identificação facilita a busca no país de origem da empresa, além de ajudar na localização de websites locais.
  • Os domínios internacionais não possuem referência à países em suas terminações, como por exemplo: .net,.org,.info,.com, dentre outros. É uma boa opção para empresas que pretendem entrar no mercado estrangeiro e internacionalizar o site, mas isso não quer dizer que o seu domínio nacional não possa ser acessado em outros países. Pode sim!

Sabemos que as dúvidas são muitas quando se trata de registrar um domínio, seja nacional ou internacional, com extensão comum ou específica. O importante é ter um nome que represente bem a sua empresa e que esteja disponível para registro. Espero te ajudado com esse artigo! Se gostou, compartilhe. 

Newsletter