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INOVAÇÃO

Marketing Sazonal: como usar essa estratégia e vender mais em datas comemorativas?

Postado em 23/02/2018

Quem trabalha com vendas sabe que 12 meses e 365 dias passam voando, mas existem aqueles dias que são um pouco mais especiais: as datas comemorativas. São elas que movimentam o mercado e aquecem a economia.

Você já parou para observar que em dias festivos as pessoas ficam mais emotivas e, consequentemente consomem mais? Vendas é, sem dúvida nenhuma, um dos temas mais discutidos no meio corporativo. 

Até porque, todos sabemos que são elas que sustentam a maioria dos negócios, ou seja, é preciso vender para que a empresa se mantenha de pé. Por esse motivo, vamos falar um pouco sobre marketing sazonal e como essa estratégia pode ajudar sua empresa a vender mais.

O que é Marketing Sazonal?

É um conjunto de ações temporárias adotada pelas empresas para aumentar os lucros e conquistar mais consumidores durante algumas épocas do ano. Há meses em que um produto ou serviço tem mais vendas e outros em que elas são menores. O fato é que, as organizações devem preparar-se para vender muito além do que o habitual em datas especiais para compensar os piores dias.

Aproveitar a sazonalidade para alavancar as vendas em datas comemorativas exige todo um processo de pesquisa, planejamento e criação. Para isso, você precisa identificar o período sazonal do seu negócio, ou seja, os meses em que a venda do seu produto é maior.

Por exemplo: O material escolar tem maior demanda de dezembro até fevereiro, o ar condicionado é mais requisitado no verão, o chocolate vende mais na páscoa, roupas de frio são procuradas no inverno e as floriculturas faturam no dia dos namorados, finados e dia das mães.

Como usar essa estratégia para vender mais?

Agora que você já percebeu a importância do marketing sazonal no seu negócio, preparamos algumas dicas para que você consiga colocar tudo isso em prática.

  • Escolha as datas e monte um cronograma

O primeiro passo é definir quais datas comemorativas e temáticas a sua empresa pode aproveitar, e claro, que seja adequado ao seu ramo de atuação e o período de sazonalidade do produto. Seja no carnaval, páscoa, black friday, verão, dia dos pais ou natal, você precisa identificar as datas favoráveis ao seu negócio e aproximar-se do cliente para viver os dias festivos junto com ele.

Após isso, planeje as ações para as datas escolhidas e faça um cronograma para o ano inteiro, assim você conseguirá atingir o resultado esperado. 

  • Organize seu estoque com antecedência

Tão importante quanto planejar, é aproveitar as oportunidades. Uma coisa que não pode acontecer é deixar de vender por falta de produto. Não basta apenas se preocupar com o estoque inicial, é preciso acompanhar o histórico das vendas para que a quantidade de saída e entrada de produtos seja proporcional.

  • Defina uma mensagem para as campanhas

Despertar emoções e sentimentos no seu cliente é muito importante, mas sempre com um objetivo. Qual é a mensagem que você quer passar? Pense em qual história você quer contar e como ela se encaixa em sua estratégia.

Pode ser uma chamada para um produto novo ou para testar um serviço. Divulgue nas redes sociais, crie materiais de divulgação para os seus distribuidores, faça brindes e cartões com a marca da sua empresa.

Não se esqueça de que obstáculos podem aparecer, mas você precisa ser flexível para se adaptar. Se precisar ajustar, ajuste. Sempre acompanhe o andamento das suas campanhas e adeque o que for necessário.


Foto de Quem Escreveu Este Artigo

Artigo por: Kariny Bianca

Redatora de Conteúdo na Maxnível. Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. Especialmente no universo do empreendedorismo e gestão de negócios.

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