Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - Nova funcionalidade do sistema: da solicitação até a implantação
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Nova funcionalidade do sistema: da solicitação até a implantação

Neste artigo você vai compreender melhor sobre todas as etápas para o desenvolvimento de uma nova funcionalidade. 

02 de outubro
Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - Nova funcionalidade do sistema: da solicitação até a implantação

As novas funcionalidades são aquelas funções adicionais, no qual, o sistema não atende e será preciso implantar. Para adquiri-las, é preciso seguir algumas etapas, por isso, criamos um guia completo para te mostrar como funciona todo processo de novas funcionalidades em nosso sistema Maxnível.

1º Passo: Criar solicitação no SOC

O cliente deve abrir uma solicitação através do SOC, efetuando o seu login. Quando o pedido for gerado, a nossa equipe fará uma análise do que o sistema Maxnível possui relacionado aquela solicitação. Se tiver algo que "quase atende" ou "atende em partes”, a equipe informará o cliente sobre as funções semelhantes que o sistema já possui.  

Se ainda assim, nenhuma das funções atender o cliente, ele será direcionado para as próximas etapas.

Importante: Uma análise de requisitos completa para desenvolvimento de uma nova funcionalidade específica tem custos, ou seja, um custo para análise e outro custo para o desenvolvimento. Somente após a confirmação do cliente sobre os valores a serem pagos por estes serviços, seguimos para as próximas etapas.

2º Passo: Análise e elucidação de requisitos

Nesta etapa, a solicitação do cliente é encaminhada para a equipe de elucidação de requisitos. O cliente será entrevistado para esclarecer as suas necessidades e motivações em relação a nova funcionalidade.

Por exemplo: “Com esse bônus acredito que vou atrair mais clientes" ou "Com essa trava vou evitar algum cenário indesejado".

É onde procuramos entender o motivo pelo qual as funções existentes do sistema não atendem as necessidades do cliente, respondendo os seguintes questionamentos:  O QUE E POR QUE.

Importante: Depois de feita toda essa análise, é estipulado o custo do desenvolvimentoO valor da taxa de análise de requisitos completa é descontado no valor da nova funcionalidade, assim o cliente acaba recebendo de volta aquele dinheiro. Caso o cliente não conclua a contratação do serviço, o custo cobrado pela análise de requisitos fica para cobrir a mão de obra que foi gasta.

3º Passo: Modelagem de requisitos

Essa modelagem serve para adequar tudo o que foi discutido e apurado na etapa anterior. É o momento de planejar a forma que a nova funcionalidade vai ser aplicada dentro do sistema e como vai ser inserido.

Nesta etapa, o responsável pela elucidação vai criar uma solicitação interna para um dos analistas desenvolvedores. Ele usará as respostas coletadas na entrevista com o cliente: O QUE deve ser feito e POR QUE, e então produzir um documento explicando COMO deve ser feito.

Essas instruções terão informações claras sobre as mudanças que serão feitas no sistema ou do que será alterado, sendo ou não uma nova funcionalidade.

4º Passo: Estipulação de horas para desenvolvimento

Nesta etapa, o colaborador mais experiente no sistema, que normalmente é o gerente, vai estipular quantas horas em média vai levar para o requisito ser desenvolvido, testado, revisado e implementado em produção.

Para requisitos muito complexos ou que o cliente exija uma revisão das horas estipuladas, é adotado uma metodologia internacionalmente conhecida, o "Planning Poker". Neste método, além do colaborador mais experiente com o sistema estipular as horas, a equipe de desenvolvedores também participa.

Os requisitos são passados para cada um da equipe de desenvolvimento estipular quantas horas ele levaria para desenvolver, testar, revisar e implementar o requisito e, individualmente, sem que um desenvolvedor tenha conhecimento da quantidade de horas que o outro estipulou.  

No final, é feita uma média de horas estipuladas para cada requisito, eliminando a previsão mais equivocada para cima e a mais equivocada para baixo, fazendo a média apenas com as remanescentes, o resultado final é a quantidade de horas que fica estipulada para aquele requisito.

Em alguns casos, podem ocorrer desta quantidade de horas ser inferior as horas estabelecidas pelo colaborador mais experiente da equipe que fez o levantamento prévio dessas horas, mas também é comum que a nova média seja superior a quantidade de horas estipuladas pelo colaborador mais experiente da equipe.

5º Passo: Proposta comercial e aprovação final

Nesta etapa, o setor comercial fará o orçamento com base nas horas para desenvolvimento e chegará em um valor final da nova funcionalidade.

Uma proposta comercial será encaminhada para o cliente, contendo tudo que irá ser desenvolvido e o que foi produzido durante a análise de requisitos, só então o cliente fará aprovação final. O cliente ainda poderá pedir alterações e decidir se irá contratar a nova funcionalidade.

Quando a funcionalidade é contratada, o projeto entra na fila de desenvolvimento, onde vai ser programado, testado, revisado e validado com o cliente em reunião. E por último, implementado no sistema online.

*As normas e etapas para contratação de novas funcionalidades, citadas neste artigo, podem sofrer alterações sem aviso prévio.

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