Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - Como configurar Bling para emissão de notas fiscais
Suporte

Como configurar Bling para emissão de notas fiscais

 

Para a emissão de notas fiscais dos pedidos da loja virtual, o sistema Maxnível dispõe de vários tipos de integrações com o sistema Bling. Esse artigo permite que nossos clientes possam realizar todas as configurações através de um passo-a-passo bem detalhado. 

17 de maro
Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - Como configurar Bling para emissão de notas fiscais

Para começar, é necessário solicitar a instalação do módulo do Bling através do painel de suporte ao cliente da Maxnível. Após liberada a instalação, siga os passos abaixo:

Como obter dados de configuração na Maxnivel:

Acesse as configurações em: "Escritório administrativo > Configurações > Módulos > Bling > Acessar as configurações através do botão “Configurar módulo”:

Envio NFe/NFCe/NFSe

Quando acessada a área do sistema apresentada acima, serão disponibilizadas diversas configurações para que o administrador do sistema realize as configurações do módulo de acordo com as suas necessidades.

Existem quatro abas denominadas “NFCe”, “NFSe”, “NFe” e “Lojas”. A seguir são apresentadas as configurações de cada aba.

As três primeiras abas permitem ao administrador selecionar qual o tipo de serviço de nota fiscal deseja emitir.

NFCe

Selecionar quais são os tipos de clientes para a opção “NFCe”:

Caso a administração do sistema queira que uma loja específica não utilize o serviço oferecido de emissão de notas através do Bling, basta selecioná-la utilizando a configuração apresentada:

Para permitir que o sistema envie o valor do frete das compras para o Bling basta habilitar a configuração:

Para permitir que as notas sejam geradas juntamente com o valor do frete, basta habilitar a referida configuração:

É possível também informar qual será a natureza da operação, podendo distinguir entre Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ). Existem vários seguimentos de operação e caso queira informa-lo na emissão da nota, preencha com o código referente ao seu seguimento. Caso não queira informar, poderá deixar estes campos em branco. Para maiores informações acesse o seguinte endereço: https://ajuda.bling.com.br/hc/pt-br/articles/360034982693-Cadastrar-uma-Natureza-de-Opera%C3%A7%C3%A3o

Caso o administrador do sistema queira contabilizar no Bling os descontos que foram dados nas compras, é possível habilitando essa opção e inserir o respectivo desconto no campo a seguir:

Caso deseje enviar a nota fiscal com o valor de catálogo dos produtos, selecione a seguinte opção:

Informe o percentual do valor de catálogo que deseja enviar para o Bling.

Na opção “grupos de consumo”, informe quais os tipos de compras desejam enviar para o Bling para emissão de nota.

Na opção a seguir, é possível definir qual ação será tomada quando um ou mais produtos não tiverem NCM cadastrados.

A opção “aplicar descontos nos produtos”, diferentemente da opção de “contabilizar descontos no Bling”, permite definir que o desconto a ser considerado será o de cada produto cadastrado. Nela então é possível configurar, como mostra imagem abaixo:

Caso deseje enviar a nota fiscal com o valor tabelado dos produtos, selecione a seguinte opção:

Ao habilitar esta opção, é possível informar para cada produto, qual o seu valor tabelado. Veja:

Na próxima configuração é possível definir o que ocorrerá quando um produto não tiver o seu valor tabelado configurado. Deverá então optar por uma das três opções a seguir:

Na opção “grupos de consumo”, informe quais os tipos de compras desejam enviar para o Bling para emissão de nota.

Na opção a seguir, é possível definir qual ação será tomada quando um ou mais produtos não tiverem NCM cadastrados.

A opção “aplicar descontos nos produtos”, diferentemente da opção de “contabilizar descontos no Bling”, permite definir que o desconto a ser considerado será o de cada produto cadastrado. Nela então é possível configurar, como mostra imagem abaixo:

NFSe

Para esta modalidade de envio, atente-se para as seguintes configurações:

Descrição do serviço:

O texto informado será concatenado antes do nome do produto/serviço oferecido.

Campo de preenchimento obrigatório. Informar o mesmo código cadastrado no Bling, conforme natureza de serviço oferecida.

Nas opções a seguir, configure se deverão ser retidos o ISS para pessoa física e para pessoa jurídica, como imagem abaixo:

As demais configurações desta modalidade seguem o modelo explanado na opção de NFCe.

NFe

Para esta modalidade de envio, atente-se para as seguintes configurações:

Enviar RAZÃO SOCIAL ao invés do nome do cliente/distribuidor/cd?

Caso a opção sim esteja selecionada, então será enviado ao Bling os dados que estiverem preenchidos no campo “razão social da loja” nos cadastros dos CDs.

As demais configurações desta modalidade seguem o modelo explanado na opção de NFCe.

Lojas

A seguir serão apresentadas as configurações contidas na aba “Lojas”.

Aba responsável por conter os campos para relacionamento de lojas no Bling. Caso a administração do sistema utilize esse serviço do Bling, basta inserir o número de cada loja contida no Bling em seu respectivo campo no sistema Maxnivel:

Pedidos do módulo Bling:

Ao contrário da modalidade anterior apresentada acima, esta opção abaixo envia para o Bling somente os dados do pedido, sem a obrigatoriedade de já gerar a nota no ato da baixa do pedido. Nesta modalidade, a geração da nota deve ser feita através de sua área restrita do Bling.

Ao clicar em “acessar” da opção “pedidos”, será exibida uma listagem com as lojas/cds instalados no sistema. Cada loja terá a sua própria chave e configuração. Para isso, clique no ícone de configuração da loja desejada.

Obs.: para acessar, é necessário que a chave de integração com o Bling já tenha sido inserida no gerenciador da loja virtual. Logo abaixo neste manual, existe um tópico explicativo para este fim (Configuração Loja virtual).

Habilite a opção acima para que o Maxnível envie para o Bling os dados do pedido.

Selecione quais os tipos de compras feitas (grupos de consumo) deverão ter seus pedidos exportados para o Bling.

No campo “código da loja API Bling”, informe o código da loja criado na plataforma do Bling. Esse código será usado para informar ao Bling em qual loja/cd o pedido foi feito.

Nas guias de “cadastros”, “suprimentos” e “vendas” marque as opções conforme abaixo e salve.

Nos campos a seguir, informe a natureza da operação para as emissões para pessoa física e pessoa jurídica. Existem vários seguimentos de operação e caso queira informá-lo na emissão da nota, preencha com o código referente ao seu seguimento. Caso não queira informar, poderá deixar estes campos em branco. Para maiores informações acesse o seguinte endereço: https://ajuda.bling.com.br/hc/pt-br/articles/360034982693-Cadastrar-uma-Natureza-de-Opera%C3%A7%C3%A3o

Selecione no campo a seguir se deseja que os dados do frete sejam ou não enviados no pedido para o Bling.

Em “restringir envio de produto no pedido para o Bling”, poderá selecionar na lista alguma restrição para o não envio dos dados.

Caso deseje que a nota seja gerada a partir do pedido, marque como “sim” a configuração abaixo. Caso queira que o pedido seja apenas replicado no Bling, deixe marcado como “não”.

Nas configurações abaixo, sinalize qual o status que será enviado ao Bling para cada uma das opções da tela abaixo. Saiba que o status selecionado aqui é o que aparecerá no status do pedido no Bling.

Para que esta modalidade de envio funcione é necessário habilitar alguns gatilhos no sistema. Para isto, acesse via escritório do distribuidor, menu de configurações, módulos e gatilhos (id 61).

Clique em “configurar módulo” do gatilho.

No gatilho de “Baixar Compra” (id 2), clique no botão de editar.

Marque a opção de “lançar pedido Bling baixa compra” e salve as configurações.

Ainda no módulo de gatilhos, busque pelo gatilho de nome “após criar compra” (id 13). Clique no botão de editar.

Na lista de gatilhos, selecione a opção “lançar pedido Bling ao criar pedido” e salve.

Para que o status do pedido no Bling seja alterado quando o pedido for cancelado no MAXNIVEL deve ser habilitado o gatilho Alterar Status Pedido Bling Ao Cancelar Pedido, sempre que esse gatilho for executado o status do pedido no Bling será alterado para o status selecionado no campo "Qual status deve ser enviado para o Bling ao cancelar o pedido?" na configuração de envio de pedidos.

Para configurar o cancelamento do pedido no Bling, busque pelo gatilho “ao cancelar compra” (id 16) e clique em editar.

Na lista de gatilhos, habilite o gatilho “alterar status pedido Bling ao cancelar pedido” e salve.

Desta forma, as configurações estarão prontas para o envio dos pedidos para o Bling.

Configuração Loja virtual

Para inserir a chave de integração disponibilizada pelo Bling é necessário acessar a loja virtual:

Acessando "Escritório administrativo >> Loja Virtual"

Após acessar a área, acima mencionada, selecionar a loja para a inserção da chave disponibilizada pelo Bling:

Após selecionada a loja, acesse o menu de “extensões” e “Bling – nota fiscal”.

Por fim, basta inserir no campo apresentado abaixo a chave disponibilizada pelo Bling para a integração entre os sistemas:

Após a inserção da chave e todas as configurações feitas o sistema Maxnivel está pronto para enviar as informações configuradas para o Bling.

Newsletter