Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel -  Guia completo de certificado SSL: saiba tudo sobre o assunto!
Suporte

Guia completo de certificado SSL: saiba tudo sobre o assunto!

Todos nós temos medo de sofrer algum ataque quando estamos navegando na web, não é verdade? Principalmente quando vamos fazer compras online.

23 de maro
Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel -  Guia completo de certificado SSL: saiba tudo sobre o assunto!

Todos nós temos medo de sofrer algum ataque quando estamos navegando na web, não é verdade? Principalmente quando vamos fazer compras online.

Em um mundo cada vez mais digital, as transações comerciais realizadas pela internet tem sido o preferido de muitos consumidores.

Ao cadastrar informações pessoais e de cartões de crédito na hora de efetuar uma compra, o consumidor precisa ter a garantia de segurança dos seus dados naquele site ou loja virtual. Para isso, existe o SSL.

O que é o SSL?

Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994.

Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros.

O certificado SSL impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida entre usuários e sites.

Apesar de aumentar consideravelmente a proteção de dados - como outros métodos existentes no mundo - esse também não é 100% seguro, mas diminui (e muito) a possibilidade de fraude, dificultando a vida dos hackers.

Como identificar um site seguro?

Para saber se você está acessando um website seguro, é só procurar o cadeado na cor verde que aparece na barra de navegação das páginas, como na imagem abaixo:

Se encontrar essa característica, pode ficar tranquilo (a). Você vai saber que esse ambiente respeita a sua privacidade, cuidando e protegendo suas informações.

Por que o certificado torna o meu site mais seguro?

Ter o seu site protegido por SSL, o torna mais seguro pelo simples fato de garantir para os seus consumidores que seus dados não serão adulterados ou forjados.

Além de ganhar vantagem competitiva por mostrar ser um site confiável e legítimo.

Muitos consumidores se sentem mais seguros em realizar uma compra usando uma conexão segura. E este é um grande motivo para você utilizar essa tecnologia.

Quais são os tipos de certificados?

Os certificados SSL não são todos iguais e cada um possui um nível de segurança que depende do tipo de verificação e validação feita pela entidade certificadora. Conheça quais são eles:

  • Certificado auto assinado (Self-signed Certificate)

É o certificado que o próprio titular do domínio cria a sua certificação sem ser validado por uma CA (autoridade certificadora).

  • Certificado de validação de domínio (DV Certificate)

Este certificado é privado e, usa o nome de domínio para validação. Nos certificados onde ocorre a validação de domínio o processo é feito por uma Autoridade Certificadora.

  • Certificado de validação organizacional (OV Certificate)

Este certificado é emitido após a verificação do direito de uso do domínio correspondente. Nesse modelo, os dados da organização são exibidos no certificado para que os visitantes possam comprovar a identidade da empresa que é responsável pelo site.

  • Certificado de validação estendida (EV Certificate)

Esse tipo de certificado é o mais burocrático e mais caro de todos, porém transmite mais segurança e confiança aos visitantes, pois exibe o nome da empresa na barra de navegação e ao lado do endereço de domínio do site.

  • Certificado multi-domínio (UCC ou San Certificate)

Nesta modalidade encontramos os certificados que permitem proteger até 100 domínios de uma só vez. Esse tipo de solução é indicado para diversos domínios de uma mesma empresa e pode ser usada também em um único IP.

  • Certificado para assinatura de código (Code Signing)

Este certificado é voltado para empresas de software e serve como uma “embalagem virtual” para os produtos virtuais. Ele garante a procedência e que o conteúdo não sofreu nenhuma alteração a partir do momento que foi criado. 

  • Certificado wildcard SSL

Esse tipo de certificado é usado para proteger o domínio principal e os seus subdomínios, por exemplo:

seusite.com.br

blog.seusite.com.br

loja.seusite.com.br

Sendo assim, é possível criar subdomínios ilimitados e proteger todos eles com um único certificado instalado em seu servidor.

Antes de escolher qualquer um destes certificados, consulte primeiro a sua empresa de hospedagem.

Para os clientes da Maxnível, por exemplo, nós já temos uma ferramenta automatizada que vai instalar e atualizar o certificado, legal né?

E se você ainda não está convencido (a) de que o seu site ou loja virtual precisa do certificado SSL, vamos listar agora 4 vantagens para você.

Quais são as vantagens de ter o SSL?

1- Evitar fraudes e golpes online

Esse é o principal motivo pelo qual o SSL costuma ser adotado, pois a segurança é um fator que influencia bastante na decisão de compra de um visitante.

As chances de fraudes e roubos de dados são praticamente nulas, pois uma das principais funções do SSL é a confirmação da autenticidade do local navegado ao usuário.

2- Melhor posicionamento da página no google

Posicionar o seu site nas primeiras páginas de busca do google não é questão de sorte. Ao verificar que determinado site possui o certificado SSL, o algoritmo do google passa a posicioná-lo melhor, aumentando sua visibilidade.

É claro, existem as várias técnicas de SEO para ajudar no engajamento do seu site, mas o certificado é uma das estratégias para isso.

3- Relação de confiança com o usuário 

Quando as pessoas percebem que o seu site é seguro, automaticamente elas criam um vínculo de confiança com a sua marca.

Não há melhor maneira de estreitar laços e criar uma relação de longo prazo com os seus clientes do que demonstrando respeito e atenção aos seus dados.

4- Cadeado verde e selo de site seguro

Muitas pessoas ainda não têm conhecimento do que é o certificado SSL, porém já entendem que o cadeado verde na barra de navegação é sinônimo de conexão segura.

Sendo assim, os usuários não terão medo e se sentirão confortáveis em navegar e cadastrar-se no seu site.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o certificado SSL. Se você ainda precisa saber mais sobre o assunto, entre em contato pelo telefone (62) 3088-4030. Será uma honra conversar com você!

Newsletter