Como saber se o meu produto ou serviço pode
Esta é uma dúvida muito comum entre donos de empresas, mas a resposta é muito simples: Não há uma regra.
31 de dezembroVocê quer inserir a sua empresa no Marketing Multinível, mas não tem ideia de como criar um plano de negócio específico? Calma, respira.
02 de fevereiroVocê quer inserir a sua empresa no Marketing Multinível, mas não tem ideia de como criar um plano de negócio específico? Calma, respira. Antes de mais nada, é necessário você entender que esse tipo de planejamento é bem diferente daquele que você precisou fazer quando abriu a sua empresa.
Não é nenhum bicho de 7 cabeças, são apenas 5 passos para criar um plano de negócio simples, prático e eficiente. Quanto mais você detalhar e descrever as informações com clareza, melhor ficará o seu plano. Vamos lá!
Sim, você precisa iniciar o seu plano com uma planilha. Não pule ou adie essa etapa. Aqui na Maxnível, o nosso setor de consultoria fornece uma planilha de custos para os nossos clientes preencherem. Porém, se você não tiver uma, vai precisar criar. Então, saiba que é muito importante você ter em mãos todos os dados de tributação, custos de cada produto e margem de lucro, pois eles devem constar na sua planilha.
Organize de maneira que as informações fiquem claras, e não se esqueça de descrever todos os produtos e/ou serviços que pretende trabalhar no Marketing Multinível. Lembrando que esses custos devem ser sustentáveis, porque se for identificado algum tipo de irregularidade, o seu plano será reprovado.
Por isso, seria interessante você entrar em contato com a nossa consultoria primeiro, pois eles podem te orientar sobre possíveis alterações e encontrar alguma solução, caso as informações estejam inadequadas.
Nesta etapa você vai precisar escolher em qual tipo de rede a sua empresa vai se estabelecer. Não existe um modelo preestabelecido, geralmente depende da estratégia usada por cada empresa. Eu vou te mostrar agora alguns tipos de matrizes muito usadas por várias empresas, talvez te ajude a ter uma base.
Esses são alguns modelos de rede muito usados, mas você pode modificar e adequar as necessidades do seu plano de negócio.
Fique atento: Não crie ganhos inadequados ou inalcançáveis, a sua oportunidade de negócio deve ser viável e dentro da legalidade.
Chegou a hora de definir quais serão os planos de entrada de novos distribuidores no negócio, ou seja, aqueles kits conhecidos como básico, executivo ou top. Geralmente são usados de 3 a 4 opções de kits, mas você pode escolher conforme preferir. Você pode descrever os benefícios de cada um deles de forma bem atrativa e de fácil entendimento. Afinal de contas, toca o bolso e o coração da pessoa, não é mesmo? Demonstre que a sua oportunidade é compensatória.
Calma, ainda falta decidir sobre a ativação mensal. Mas é bem simples. A cada mês, todos os distribuidores ficam inativos e devem fazer a sua ativação, isto é, um valor de consumo mínimo de compras. Quem define isso é a empresa, que neste caso, é você.
Em todos os lugares existem regras para a boa convivência, não é? No seu plano de negócio não é diferente. Um manual de regras permite que haja sustentabilidade no sistema, estas normas devem ser seguidas pelos distribuidores e serão configuradas dentro do escritório virtual e na rede. Em tudo, na verdade! É o que chamamos de travas, funciona como um teto de valores, bonificações e qualificações que não podem ser ultrapassadas ou violadas. Todas essas regras funcionam como uma composição financeira, e são estabelecidas por quem? Sim, por você! Por isso, tome um cafezinho, e pense no que irá escrever.
Você pensou que o plano de negócio era só a apresentação pronta no slide, né? Nada disso, para chegar aqui é preciso passar por todos esses passos anteriores. Este é apenas um resumo do que já foi discutido e definido antes pela empresa, como um planejamento mesmo.
Esta apresentação serve para que investidores e interessados no seu negócio possam ter uma checagem rápida do seu plano. Por isso, deve conter informações como: o que é o negócio, missão, visão e valores, setores de atividade, localização da empresa, quais são os produtos e/ou serviços oferecidos, tipos de bonificações, qualificações, premiações e valores de planos e ativação mensal.
Um plano de negócio fala por você! Quanto mais claras as ideias, melhores serão os resultados. Esteja à vontade para acrescentar algo que julgar necessário.
Tenha sempre em mente que o maior usuário do seu plano é você mesmo, então você precisa dominá-lo muito bem.