Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - Comparativo: diferença entre pirâmide financeira e Marketing Multinível
Curiosidades

Comparativo: diferença entre pirâmide financeira e Marketing Multinível

Essa é uma das maiores dúvidas dos empreendedores.

08 de setembro
Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - Comparativo: diferença entre pirâmide financeira e Marketing Multinível

Uma das maiores dúvidas sobre marketing multinível é a da relação com pirâmide financeira. Isso por que algumas empresas que trabalhavam com o sistema de pirâmide (ilegal) mascaravam como sendo de marketing multinível.

Devido a essa e outras dúvidas vamos esclarecer melhor e explicar que MARKETING MULTINÍVEL NÃO É PIRÂMIDE.

O que é marketing multinível?

Conhecido também como marketing de rede, o marketing multinível é um modelo comercial de distribuição de produtos e serviços em que os ganhos podem resultar da venda efetiva ou do recrutamento de novos vendedores e participação dos resultados dos recrutados.

O sistema de marketing de rede ou multinível possui algumas vantagens para todos os envolvidos, entre elas a maior flexibilidade para os participantes. Cabe citar algumas das vantagens desse sistema para os participantes:

  • Consumidor: possibilidade de ter um atendimento diferenciado e com maior comodidade;
  • Vendedor: flexibilidade de horários, muitas vezes permitindo que essa atividade seja exercida sem dedicação integral, proporcionando uma renda extra; 
  • Empresa de vendas diretas: uma forma bastante efetiva de atingir um público consumidor maior, ampliando a distribuição geográfica de seus produtos.

Vale lembrar que o sistema de marketing multinível é uma estratégia de distribuição empresarial de qualquer segmento de bens e serviços, onde a divulgação dos produtos se dá pela indicação feita por distribuidores independentes ou pela Internet.

O que é pirâmide?

Conhecido como pirâmide financeira ou esquema de pirâmide, ela é um modelo comercial não sustentável que depende do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.

A pirâmide financeira é caracteriza por ser um negócio que não existe um produto viável. Se existe, não tem utilidade ou é muito mais caro do que os da concorrência. Ela só se mantém enquanto houver pessoas para entrar nele. E quando as pessoas param de investir um dia ela quebra.  

História do marketing multinível

O Marketing Multinível é uma modalidade de negócio praticada a mais de 30 anos no Brasil, e que nos Estados Unidos é hoje uma das maiores atividades geradoras de Renda Extra ou principal para pessoas de diversos setores e segmentos e também para donas de casa.

Com origem nos EUA esse modelo de sistema se consolidou na década de 40, onde passou vários ciclos, adaptou-se a diferentes momentos da economia mundial e se espalhou por diversos países.

No Brasil, há vários modelos de negócios já consolidados baseados nesse formato e hoje é a atividade profissional principal (em alguns casos, a única) de muita gente.

A DIFERENÇA: Marketing multinível X Pirâmide Financeira

  • Marketing Multinível: Existe um produto viável, com preço competitivo ou utilidade comercial atraente.
  • Pirâmide: Não existe um produto viável. Se existe é muito mais caro do que os da concorrência.
  • Marketing Multinível: O comerciante deve provar que conseguiu revender para o consumidor final.
  • Pirâmide: O consumo se dá apenas por quem também é revendedor. Não há um consumidor final.
  • Marketing Multinível: A empresa garante a recompra dos produtos, para evitar o acúmulo de estoques na cadeia.
  • Pirâmide: A recompra dos produtos não é garantido, o que evitaria o acúmulo de estoques.
  • Marketing  Multinível: A empresa faz mais propagada dos produtos do que dos lucros que o revendedor pode obter.
  • Pirâmide: Há mais propaganda dos lucros que o comerciante pode obter do que do produto em si.
  • Marketing Multinível: A empresa recolhe impostos.
  • Pirâmide: A empresa não recolhe impostos.
  • Marketing Multinível: Não há taxa de entrada, ou ela não é fundamental para a sustentação da empresa.
  • Pirâmide: A taxa de entrada existe e é a principal fonte de faturamento da empresa.

Newsletter