Muito antes de surgir o sistema de compras e vendas que conhecemos, a humanidade já vendia, claro que não da mesma forma como hoje. Nossos ancestrais trocavam entre si mercadorias e desde aquela época, só os melhores negociadores eram escolhidos por seus líderes para ir a campo.
E assim como o mundo mudou de lá pra cá inusitadamente, a gente tem que entender que essas transformações acontecem a cada nova fase de mercado. Quando um dos lados indica que é preciso agitar o negócio, devemos perceber que é hora estudar como impulsionar o aumento nas vendas.
O primeiro passo é conhecer as ETAPAS DE VENDAS:
- Prospecção: primeiramente você precisa identificar clientes em potencial e saber quem são seus concorrentes;
- Abordagem: este é o momento de fazer contato, se apresentar, ganhar confiança e falar do seu produto;
- Negociação: hora de falar sobre preços, prazos e datas de entrega;
- Fechamento: por último, o momento decisivo de assinar o contrato.
Agora você vai entender como se dar bem com melhores estratégias de vendas.
Amplie seu mercado
Expandir o negócio para outros mercados é um dos caminhos para aumentar sua receita. Expandir ou buscar novos públicos pode colocar a empresa em outro patamar de faturamento. É fundamental, no entanto, fazer uma checagem completa para avaliar se o caixa da empresa está saudável o suficiente para financiar a expansão.
Tenha um loja virtual e um site
Investimento em e-commerce é uma grande inovação que vai te ajudar a obter mais renda gerar mais lucros.
A cada dia que passa o site de uma empresa se torna mais importante para o sucesso dela. Hoje o site da sua empresa e essencialmente sua loja virtual são seu cartão de visitas e o seu canal de marketing mais importante.
Diversificação de produto
Esta dica é para você que busca desenvolver novos produtos para novos mercados. Tome a iniciativa antes do concorrente. Encontrar um mercado no qual nenhuma outra empresa entrou é um caminho para sair em primeiro lugar e levar vantagem sobre os competidores.
Acredite no seu produto
A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se nem mesmo o próprio vendedor acreditar na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será muito difícil fazer com que alguém acredite nele.
Conheça seu cliente
Para saber como vender mais, você precisa conhecer melhor o seu cliente, saber o que ele valoriza, quando compra mais e o que o torna satisfeito. Assim, cabe definir quem é e quais são os interesses desse consumidor.
Se possível, também realize pesquisas com potenciais clientes. Entenda por que eles ainda não compraram de sua empresa e o que precisa ser feito para mudar esse cenário.
Mantenha uma relação com o cliente
Antes de qualquer coisa devemos entender que fazer o pós-venda é fundamental.
Para finalizar, é só fazer um pós-venda adequado, dando suporte e apresentando as novidades ao cliente. Além disso, é importante realizar um bom processo de pós-venda, no qual você avalie como foi à experiência de compra do seu cliente e como ela pode ser melhorada para que ele volte a comprar da sua empresa.