Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - Ranking: Top 6 dos países que dominam o mercado de Venda Direta
Venda Direta

Ranking: Top 6 dos países que dominam o mercado de Venda Direta

A venda direta está crescendo no mundo todo. Mas nem sempre foi assim, tudo começou nos Estados Unidos. 

15 de maro
Sistema de vendas diretas e marketing multinível Maxnivel - Ranking: Top 6 dos países que dominam o mercado de Venda Direta

O ranking mundial de 2018 saiu! A Federação Mundial de Associações de Vendas Diretas (WFDSA) divulgou a lista dos países que dominam o setor que mais cresce no mundo.

A indústria está bem estabelecida em muitas nações, mas nem sempre foi assim. Quando tudo começou, as infraestruturas, como as estradas e os transportes, ainda não eram abundantes, fazendo das vendas de porta em porta uma maneira ideal de distribuir bens.

De muitas maneiras, a venda direta cresceu junto com muitos desses países. Confira agora o top 6 dos países que dominam o mercado de venda direta:

1. Estados Unidos

O Estados Unidos deu origem ao Marketing Multinível em 1941, o modelo é atualmente uma das atividades mais geradoras de renda do país americano. A China que já esteve em 1º neste ranking, está prestes a tomar este lugar de volta, definitivamente.

2. China

Mesmo estando em segundo lugar, a China tem o recorde de vendas globais e está mais perto de ofuscar o EUA. Considerando que, os mercados emergentes podem ganhar força.

Os mercados emergentes, também conhecidos como economias emergentes ou países em desenvolvimento, são nações que estão investindo em maior capacidade produtiva. Estes impulsionam o crescimento na economia global.

Não é nenhuma surpresa, já que nos últimos anos o governo chinês aprovou uma quantidade significativa de licenças para empresas de venda direta exercerem negócios dentro do país. Como se sabe, é necessário ter licença do governo para vender na China.

3. Coréia do Sul

Apesar de tantos conflitos sociais e políticos, os sul-coreanos tem uma tecnologia grandiosa e seguem firmes no mercado de venda direta do mundo. A Coreia do Sul está um pouco longe de alcançar o topo do ranking, já que o EUA e a china são líderes isolados e brigam entres eles.

4. Alemanha

É até difícil falar da Alemanha, sem lembrar de futebol. Mas até aqui neste ranking, a Alemanha deu um olé no Brasil. No intervalo entre 2015 e 2018, a Alemanha saiu do sexto lugar e ocupou o quarto, ultrapassando o Brasil que estava em quinto.

Os países que estão acima no ranking precisam ficar alertas, a Alemanha está crescendo muito rapidamente e mostra a sua força na venda direta. Lembra daquele papo dos mercados emergentes? Pois é!

Uma curiosidade é que na Alemanha não se tem o costume de usar cartões de crédito, é uma conduta de educação financeira dos alemães, que preferem pagar tudo à vista. Isso é interessante!

5. Japão

O Japão já esteve em terceiro lugar neste ranking, mas agora ocupa a quinta posição. Apesar de ser maduro e competitivo, há diversos nichos a serem explorados.

A venda por consignação ainda é muito comum entre os japoneses, assim todo o risco relativo ao desempenho do produto no mercado é assumido pelo distribuidor/vendedor. Essa forma de negócio torna os japoneses cautelosos ao representar novas marcas. Talvez, o Japão precisa rever o modelo de negócios no país.

6. Brasil

Apesar de ocupar o sexto lugar no ranking mundial, o Brasil é um dos países mais relevantes da Venda Direta na América Latina. Mesmo depois de enfrentar uma crise econômica, o país continuou estável no mercado.

No segundo semestre de 2018, a economia apresentou uma significativa recuperação e demonstrou potencial de crescimento para 2019. Há uma transformação e digitalização da atividade, que deve atrair os empreendedores mais jovens.  

Confira aqui o relatório completo (em inglês). 

Newsletter